
Apresenta
Quanto vale
a memória
do Povo?
Terra (O)Culta, uma jornada visual e histórica
que celebra a Alma, a Cultura e a Memória
da aldeia transmontana Grijó de Parada,
em Bragança, desde 1980 até 2024.

Aldeia de Grijó de Parada.
Onde a terra se encontra com o céu
e o passado sussurra entre as encostas,
vales e planaltos.
Onde as tradições vivem e respiram
com uma intensidade rara. Onde a fé e a devoção caminham de mãos dadas, e atividades profanas celebram as estações
e os ciclos da natureza. Um mosaico de rituais, símbolos e emoções.
Este livro é uma viagem fotográfica
onde o tempo e a vida revelam as Festas tradicionais de uma aldeia transmontana.
Onde a terra se encontra
com o céu e o passado sussurra
entre as encostas, vales e planaltos.
Onde as tradições vivem
e respiram com uma intensidade rara.
Este livro é uma viagem fotográfica
onde o tempo e a vida revelam as Festas tradicionais de uma aldeia transmontana.
⚬
“Do pão vivia o Homem e também dos ritos,
ou seja, da codificação possível das leis da natureza.”
M. Giacometti no Cancioneiro português
Conhece a história e como nasce o livro Terra (O)Culta...
Terra (O)Culta,
um livro que guarda e preserva a memória de gerações e tradições.
Uma homenagem às gentes de Grijó de Parada.
Um registo fotográfico exclusivo, raro e genuíno.
Terra (O)Culta surgiu para ser o ponto de contraste e continuidade de recolhas já previamente realizadas em Grijó de Parada, como o documentário Festa, Trabalho e Pão em Grijó de Parada de Manuel Costa e Silva (1973) que nos impulsionou no movimento de documentar o que ainda existe, cuja urgência de registo é tão grande quanto a evidência de que os detentores destes saberes escasseiam.



Acreditamos que é através da união de gerações, de olhares e de diferentes valências que se cria uma interligação que sustenta o Tempo de forma harmoniosa, desafiando o olhar de quem vê a imaginar-se ou a rever-se nestas imagens e a questionar o que era que realmente tornava estes momentos tão especiais.
Ao mesmo tempo, é uma homenagem àqueles Homens e Mulheres que, na sua rusticidade, isolamento, humildade e dificuldade, organizavam as Festas para dar sentido à sua vida depois de tanto trabalho.
⚬
Convidamos o leitor
A embarcar nesta jornada de descoberta e de redescoberta, onde cada página revela uma riqueza cultural ímpar, dos costumes da aldeia
de Grijó de Parada.
Que estes textos sejam um tributo à resiliência e ao espírito vibrante de uma comunidade que, mesmo diante da adversidade, encontra na celebração das suas tradições um motivo de união e de orgulho.





Legado familiar
na continuidade da tradição
As fotografias encontradas no livro são de vários fotógrafos, amadores e profissionais, de várias gerações ligados a Grijó de Parada, por diferentes lentes do tempo e do sentir.
José Bragada, nascido em 1963 em Grijó de Parada, inicia o seu registo fotográfico em formato analógico nas festividades de 1989. Semdo também autor dos livros “Jogos Tradicionais e o desenvolvimento das capacidades motoras na Escola" e do primeiro livro sobre a única luta de origem portuguesa - “Galhofa luta tradicional de Portugal”, publicado em 2017.
Mariana Bragada, nascida em Bragança em 1997, filha de José e Olinda Bragada, decide experimentar com a câmara analógica do pai e fotografar as mesmas festividades em 2019. A partir daí surge a ideia deste livro: olhar o mesmo com visões e temporalidades diferentes e questionar sobre o que se mantém comum e o que se altera. É através da música, da escrita e da fotografia
que honra os seus antepassados e os que estão por vir.
Afonso Manuel Pires (1934-2007), Tio-Avô de Mariana, realizou uma documentação extensiva videográfica e fotográfica das festividades na aldeia nos anos 2000. Nesta herança audiovisual de Grijó de Parada, Afonso revelou-se a ponte necessária para unir as fotografias de 1989, de José Bragada, e mais tarde, as de Mariana e Ana Marta Dias. Ana Marta Dias, nascida em Bragança em 1995, amiga de Mariana Bragada, foi convidada a vir fotografar as Festas em 2023/2024 pela sua captura profissional, através do seu olhar cuidadoso e sensível.
Com os apoios





Estamos comprometidos com a tua privacidade. Usamos as informações que nos fornece para contatá-lo sobre o nosso conteúdo, produtos e serviços relevantes. Pode cancelar a assinatura de comunicações a qualquer momento.